Na edição 1.688, de 15 de junho, do programa de Rogério Batalha “Disto é que eu Gosto“, da Rádio do Concelho de Mafra, vai ser divulgada a biografia de Santo António de Pádua.
Fernando de Bulhões, conhecido como Santo António, nasceu em Lisboa, no dia 15 de agosto de 1.195. Filho de Martinho de Bulhões e Maria Teresa Taveira, desde pequeno acompanhava os pais nas celebrações na catedral de Lisboa.
Com 15 anos, Santo António ingressou no Mosteiro de São Vicente de Fora, onde iniciou sua formação religiosa. Em seguida foi estudar no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde recebeu sólida formação filosófica e religiosa.
Em 1220, Santo António foi ordenado sacerdote. Nesse mesmo ano se sensibiliza ao ver os despojos dos frades franciscanos, que são venerados no Mosteiro de Santa Cruz, após serem martirizados numa missão em Marrocos na tentativa de evangelizar os mouros.
Resolveu juntar-se à ordem dos Franciscanos e recebe o hábito de São Francisco, no Convento de Santo António de Olivais, em Coimbra. Com o nome de Frei António inicia uma missão para Marrocos, mas após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo, devido a uma enfermidade, seguindo para Itália. O dia de Santo António é comemorado em 13 de junho, data da sua morte. A veneração ao santo é difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil.
Santo António é conhecido, no Brasil, como Santo Casamenteiro, sendo o dia dos namorados comemorado no dia 12 de junho, véspera de Santo António. Nesse dia são realizadas simpatias para o santo, com orações e pedidos de casamento.
Durante o programa vamos divulgar algumas marchas populares que são cantadas na noite de Santo António em Lisboa.
Quem quiser falar sobre Santo António pode ligar, a partir das 10 horas, para os telefones da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 205 ou 261 817 206.
Para ouvir o programa na região de Mafra/Lisboa deve sintonizar o 105.6 FM e no resto do país e estrangeiro através do link https: www.radios.pt/page_id=819&= 687
Adicionar comentário