Economia Geral

Mercado elétrico e das telecomunicações: Suspensão de cortes de luz e oferta de internet devido ao Coronavírus

Os efeitos da pandemia gerados pelo coronavírus já se começam a sentir em todo país, e grande parte da população já começa a trabalhar em regime de teletrabalho, outras pequenas empresas fecharam as portas por tempo indeterminado, deixando muitos portugueses na incerteza daquilo que acontecerá nos próximos tempos.

No entanto, e devido a esta situação, algumas empresas mostraram solidariedade para com os seus clientes ao eliminarem a suspensão de serviços, no caso da eletricidade e gás, e com a oferta de pacotes de internet, no caso das telecomunicações.

Eletricidade & Gás Natural

A EDP informou de que todos os pedidos de corte de energia ficariam suspensos, dando a oportunidade aos seus clientes de solicitarem o adiamento do prazo de pagamento das faturas de eletricidade. A isto coloca também à disposição dos clientes o pagamento em parcelado. Mais informações em EDP contactos

No caso da Endesa, a empresa retirou também os pedidos de supensão do serviço gerados pelos atrasos no pagamento. A empresa tal como a maioria, aplicou medidas de prevenção nas suas lojas, pelo que, aumentou a capacidade de resposta dos seus canais online, apelando ao uso do MyEndesa, onde é possível dar a leitura, consultar faturas e pagamentos.

A Goldenergy oferece um mês de luz e gás gratuitos, aos clientes que comprovarem dificuldades económicas devido ao surte do coronavírus. Desta forma foi criado um fundo com o valor de 300 mil euros. Para beneficiar do mesmo, existem certos critérios de que deverão ser consultados com a própria fornecedora no número 800 500 292 (grátis).

A ERSE decidiu colocar algumas restrições às fornecedoras de luz, impondo condições, de forma a evitar cortes de energia e a aplicarem formas de pagamento fraccionadas.

Telecomunicações

A pandemia fez com que as operadoras de telecomunicações se juntassem de modo a facilitar o cumprimento da prevenção e controlo da infeção, com o aumento do acesso à internet e à informação, numa altura que já estão muitos trabalhadores estão em teletrabalho e que procuram mais informações sobre como evitar o contágio.

Meo, NOS e Vodafone uniram-se à causa com a oferta de um pacote de dados móveis com 10Gb, até dia 31 de Março, a todos os clientes que o solicitem.

Apesar das competições desportivas terem sido praticamente todas canceladas, as empresas colocaram o acesso aos canais Sport TV, Benfica TV e Eleven Sports gratuitamente.