Geral

Novas alterações dos emissores da TDT e a implementação da internet 5G

Já começaram as alterações das frequências da TDT no passado mês, a dia 7 de Fevereiro, tendo sido o ponto de partida a localidade de Sines. A alteração será a nível nacional, e surge com a chegada da rede 5G em Portugal, começando no sul do país rumo a norte.
A ANACOM já informou que todos aqueles que possuam este serviço, irão verificar que a imagem da sua televisão ficará negra. Não há nenhuma problema: é normal.


Quando tal acontecer, só terá de fazer a sintonia da televisão ou do descodificador.
Depois voltará tudo ao normal, e continuará a ver televisão sem custos.
Apesar de existir uma alteração desta rede, já foi informado também pela autoridade para as comunicações móveis, de que os consumidores não terão qualquer gasto adicional com a implementação do novo emissor. Os consumidores não têm de aderir a pacotes de internet, tv e voz pagos, já que irão continuar a usufruir de televisão gratuita.


Estava previsto para o mês abril a realização do leilão de atribuição das licenças da rede 5G. No entanto, o mesmo será adiado devido à pandemia causada pelo Covid- 19.
A alteração da frequência dos emissores do concelho de Mafra está incluída na terceira fase da operação, e começou no passado dia 5 de Março.
A previsão aponta para Junho, mês em que à partida fica concluída a alteração em todo o território português, sendo que a última fase é nos arquipélagos da Madeira e Açores.


Esclarecimentos adicionais
Quem tenha o serviço da TDT, terá acesso a uma linha de apoio totalmente gratuita, que funcionará entre as 09h e as 22h, para possíveis falhas técnicas ou questões que se relacionem com a sintonia da televisão.
Em caso de não ser possível resolver alguma situação pelo apoio telefónico (800 102 002), será efetuado um agendamento enviado um técnico ao local para resolver a questão e sem custos para o consumidor.


Saiba mais sobre o leilão das rede 5G em Portugal em:
https://adslfibra.pt/servicos-gestoes/tdt

Por Selectra Portugal