Ambiente Efemérides & Curiosidades Geral

Dia Mundial da Terra

Celebra-se hoje, dia 22 de Abril, o Dia Mundial da Terra.

É uma data assinalada nos calendários pelas Nações Unidas com o objectivo de sensibilizar para os problemas da sobrepopulação, da poluição e da importância da conservação da biodiversidade. Além disso, durante este dia, todas as entidades a nível nacional e internacional são incentivadas a reunir e organizar atividades relacionadas com o cuidado e a manutenção da natureza.

Origem

O primeiro antecedente deste dia remonta a 1968, quando o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos, juntamente com o professor Morton Hilbert, organizou o Simpósio de Ecologia Humana, uma conferência ambiental para que estudantes de todo o país pudessem ouvir cientistas e especialistas em ambiente falarem sobre os efeitos da deterioração da biodiversidade na saúde humana. O sucesso desta assembleia foi tal que Hilbert e algumas comunidades estudantis passaram os dois anos seguintes a desenvolver o conceito de um primeiro Dia da Terra.

Paralelamente, entre 1968 e 1970, surgiram outras iniciativas com o mesmo objectivo. Uma delas foi o evento educativo Project for Survival, que consistiu numa série de jornadas de sensibilização em massa organizadas na semana de 23 de Janeiro de 1970 na Northwestern University, em Illinois. Foi também nesses anos que o activista e político Ralph Nader começou a falar publicamente sobre a importância da ecologia e do cuidado com o ambiente.

Assim, a 22 de Abril de 1970, teve lugar a primeira de muitas manifestações a favor da causa. Neste caso, foi promovida pelo senador e activista americano Gayrold Nelson, que, por sua vez, propôs a criação de uma agência ambiental que se ocupasse exclusivamente do problema da sustentabilidade e da natureza. A mobilização foi um sucesso total, com a participação de mais de 2.000 universidades, 10.000 escolas primárias e secundárias, além de centenas de comunidades diferentes.

No entanto, só em 2009 é que as Nações Unidas proclamaram a data como um acontecimento oficial, embora já fosse celebrada há anos. A partir deste ano, o dia 22 de Abril passou a ser obrigatoriamente assinalado nas agendas de todos os países do mundo como um dia de defesa da natureza, do ambiente e da biodiversidade.

A escolha do dia 22 de Abril como data do acontecimento e, consequentemente, como data da comemoração, não é uma coincidência. O Senador Nelson escolheu esse dia deliberadamente, com o objetivo de maximizar a participação das comunidades de professores e estudantes. Desta forma, partiu do princípio de que a semana de 19 a 26 de Abril seria a melhor escolha, uma vez que não coincidia com qualquer período de exames ou de férias. Além disso, escolheu conscientemente o dia 22 de Abril por ser uma data livre de compromissos religiosos, como a Páscoa ou o Pessach. O tempo também foi tido em conta, uma vez que estávamos no início da Primavera, pelo que as probabilidades de um dia soalheiro eram maiores.

No entanto, houve alguns problemas com esta escolha devido a coincidências que não foram tidas em conta por Nelson. A mais notável foi o facto de o dia 22 de Abril ser também o aniversário do nascimento de Lenine, o líder comunista russo. Embora isto possa parecer insignificante, a revista Time relatou que grande parte da população pensava que a data não era uma coincidência, mas um projeto que fazia parte de um “embuste comunista”.