Geral Teatro & Cinema

Dia Mundial do Teatro

O Dia Mundial do Teatro é assinalado, anualmente, a 27 de março. 

O Dia Mundial do Teatro é comemorado desde 1961, por iniciativa do Instituto Internacional do Teatro (ITI).

Em 1961, o Instituto Internacional de Teatro da Unesco (órgão das Nações Unidas voltado à educação, à ciência e à cultura) resolveu criar uma data dedicada às atividades culturais durante seu IX Congresso Mundial, em Viena. O dia 27 de março de 1962, data da abertura da temporada do Teatro das Nações, em Paris, França, foi escolhido para a realização da festa.

Neste dia pretende-se destacar a importância do teatro na história e cultura da humanidade, através de vários eventos e iniciativas organizados por todo o mundo.

Uma das comemorações mais importantes deste dia é a circulação da Mensagem Internacional do Dia Mundial do Teatro, através da qual, a convite do ITI, uma figura de reconhecimento mundial partilha as suas reflexões sobre o tema do Teatro e da Cultura da Paz. Este ano, o autor da mensagem foi o dramaturgo e escritor norueguês Jon Fosse, Prémio Nobel da Literatura 2023.

Curiosidades

  • A origem do Teatro: Independentemente de ter tido origem no Antigo Egipto ou na Grécia Antiga, o teatro sempre foi encarado como manifestação sagrada. Na Grécia, os espetáculos teatrais ocorriam durante a Primavera, ao ar livre, e com a utilização de máscaras.
  • Até ao Séc. XVII as mulheres não eram admitidas no Teatro: Só no século XVII as mulheres passaram a fazer parte dos espetáculos teatrais, sendo a ópera o género teatral que primeiro incluiu mulheres no seu elenco. A primeira atriz a pisar os palcos ingleses foi Margaret Hughes, com o papel de Desdemona em “Otelo”, de William Shakespeare.
  • As pancadas de Molière: O dramaturgo francês Molière ficou conhecido por bater com o seu bastão para alertar o auditório para a necessidade de fazer silêncio. A partir daí esse sinal passou a ser usado para avisar o público que a peça ia ter início.
  • A peça de teatro mais famosa do mundo: A célebre peça de William Shakespeare “Romeu e Julieta” foi representada em inúmeros espetáculos e formas de arte: ballet, música jazz, musicais, filmes, pintura. Como à data da sua publicação (séc. XVI), as mulheres ainda não eram permitidas em palco, acredita-se que a personagem Julieta tenha sido representada por um homem.