Realizou-se no passado domingo um Workshop na Praia dos Pescadores subordinado ao tema “Natação em aguas abertas” com a coordenação de Mayra Santos e Miguel Roldão.
Mayra Santos é uma luso-brasileira, ultramaratonista que detém vários recordes mundiais de natação em maratona. O seu foco é o de alargar os limites da maratona de natação, tanto no aspeto físico como no aspeto mental, que de acordo com a sua opinião, estão longe de estar “fechados”. Não é por acaso que o seu lema é “alcançar o impossível”. Por estes e tantos outos limites ultrapassados, Mayra é considerada a Rainha da natação em águas abertas.
Para os menos familiarizados com esta modalidade, designa-se por natação de águas abertas, natação de alto mar, natação de águas livres, natação de longa distância ou natação de fundo, a natação de grandes distâncias, realizada em lagos, rios ou mar aberto. Normalmente, toma a forma de travessias ou provas de mar.
O segundo elemento coordenador deste Workshop é Miguel Roldão Santos, um homem “da terra”, professor de educação física, mestrando em treino de alto rendimento com especialização em Natação na ESDRM.
Tem já vários títulos na sua carreira desportiva e participou recentemente a travessia Oeiras Cascais em 2023, numa distância de 10 km. Foi vice-campeão nacional no escalão B nos Açores em 2018. No Europeu de 2022, em Roma, foi vice-campeão Escalão C no Circuito de Águas Abertas, prova em que voltou em 2023 onde alcançou a terceira posição.
O que pretenderam com este workshop, realizado na Praia dos Pescadores, foi divulgar a modalidade utilizando uma metodologia que consiste numa mistura de aprendizagem e diversão para combater medos de quem quer fazer desporto no mar, ter conceitos básicos de sobrevivência, utilizar técnicas de orientação, aprender formas de doseamento do esforço e fortalecimento da capacidade mental de quem escolhe este tipo de desafios.
O dia e o mar ajudaram a Mayra, o Miguel e os participantes nesta ação, pois o sol brilhou, a temperatura manteve-se durante toda a manhã muito agradável e o mar, com pouca ondulação, permitiu que o grupo de participantes com diversos níveis, pudesse funcionar sem limitações para os menos experientes.
Adicionar comentário