Ambiente Geral

Sobreiro do Rei fica em segundo lugar na 7.ª edição do concurso Árvore Portuguesa do Ano 2024

Já foram conhecidos os resultados da 7.ª edição do concurso Árvore Portuguesa do Ano 2024. Este ano, o município de Mafra teve duas árvores a concurso, o Sobreiro do Rei (Tapada de Mafra) e a Gingko Biloba (Jardim do Cerco).


A camélia-japoneira dos jardins centenários da Villa Margaridi, em Guimarães, é a árvore portuguesa deste ano, depois de ter vencido a votação online da 7.ª edição do concurso Árvore Portuguesa do Ano 2024. Agora, vai representar Portugal na competição Árvore Europeia do Ano.

Segundo os organizadores do concurso, uma iniciativa da União da Floresta Mediterrânica (UNAC), a camélia obteve 3.900 votos, ficando em segundo lugar o chamado “sobreiro do rei”, da Tapada Nacional de Mafra, com 3.075 votos. Já a Gingko Biloba, localizada no Jardim do Cerco, conseguiu um total de 1843 votos ficando assim em 8º lugar.

A UNAC salienta em comunicado que pela segunda vez consecutiva é uma espécie exótica (um eucalipto no ano anterior) a vencer o concurso da árvore do ano.

A vencedora é uma representante da história portuguesa e das relações comerciais entre Portugal e o Japão, diz a organização, lembrando que a introdução da espécie em Portugal ocorreu através dos marinheiros das naus dos descobrimentos que traziam e levavam sementes de diferentes espécies entre os vários portos do Mundo.

O exemplar ganhador, centenário, foi considerado de interesse público devido ao seu desenho em forma de campânula, com mais de seis metros de diâmetro e outros tantos de altura.

Ao todo as 10 árvores a concurso receberam quase 25 mil votos. Nesta edição, de 44 candidaturas, a UNAC levou a votação um plátano, uma azinheira, a camélia, um cedro, uma nogueira-do-japão, uma magnólia, duas oliveiras e dois sobreiros. A votação, “online”, começou a 30 de novembro e terminou no passado dia 5 de Janeiro.

Classificação:

1º Lugar: Camélia-Japoneira (Guimarães, Braga) com 3900 votos

2º Lugar: Sobreiro do Rei (Mafra, Lisboa) com 3075 votos

3º Lugar: Oliveira do Peso (Pedrogão, Vidigueira) com 2988 votos

4º Lugar: Árvore Grande (Alijó, Vila Real) com 2814 votos

5º Lugar: Azinheira de Alportel (São Brás de Alportel, Faro) com 2451 votos

6º Lugar: Sobreiro da Quebrada (Lugar da Quebrada, Arcos de Valdevez) com 2296 votos

7º Lugar: Cedro Gigante (Vila Real) com 2283 votos

8º Lugar: Gingko Biloba (Mafra, Lisboa) com 1843 votos

9º Lugar: Magnólia do Palácio (Mangualde, Viseu) com 1617 votos

10º Lugar: Oliveira do Mouchão (Abrantes, Santarém) com 1491 votos


Tags