Realizou-se ontem a apresentação de cinco barcos de pesca tradicional, que foram recuperados e remodelados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência do governo central e da comunidade europeia.
Esteve presente em representação do executivo a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.
A cerimónia decorreu no Porto de Pesca da Ericeira, contemplou igualmente a bênção das embarcações “Lula”, “Toni Fernando”, “Pérola da Ericeira”, “Mestre Ló” e “Samas” pelo padre da Ericeira, Tiago Fonseca.
Antes das intervenções das entidades oficiais, realizou-se a entrega simbólica das chaves das embarcações e de equipamentos tecnológico que melhora o acesso à informação bem como dados que melhoram a segurança com a interação a plataformas e infraestruturas terrestres.
Discursaram na cerimónia o Presidente da Junta de Freguesia da Ericeira, Filipe Abreu, o Presidente da Direção da Associação dos Pescadores Profissionais da Ericeira, Márcio Barros, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, e a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Depois de finalizada esta cerimónia, os presentes subiram às Ribas ao som da Filarmónica da Ericeira, para proceder à inauguração da estátua “O Jagoz do Mar” da autoria do escultor José Queiroz, uma homenagem da CMM à comunidade homens e mulheres da Ericeira que se dedicam ao mar e à arte da pesca.
Texto e fotografias de Carlos Sousa/ KPhoto
Adicionar comentário