Quer ser doador de sangue mas ainda tem algumas dúvidas? Leia este artigo!
Posso doar sangue?
SIM, se cumprir estes 3 requisitos: ter mais de 18 anos, ter mais de 50kg e ser saudável.
Antes da dádiva de sangue é realizada uma avaliação clínica individual por um profissional de saúde qualificado. Se não forem identificadas situações que possam pôr em causa a sua segurança, enquanto dador, e a segurança do recetor, enquanto doente, poderá dar sangue.
Algumas condições especiais, podem motivar alguns cuidados, adiamento ou impossibilidade de doar sangue. Entre as quais encontra-se a gravidez, amamentação, interrupção da gravidez, endoscopias e colonoscopias, cirurgias, tratamentos dentários, tatuagens e piercings, transfusões sanguíneas, doação de sangue recente, viagens, alguma medicação, epilepsia, hipertensão arterial, diabetes, anemia, cancro, utilização de drogas, comportamentos sexuais de risco e profissões com risco de exposição a doenças, sangue ou fluidos. Se for o seu caso, esclareça a situação com o seu médico assistente.
Quais os benefícios da doação de sangue?
- Salvar uma vida → O principal benefício é o ato nobre de poder ajudar quem mais precisa.
- Pequena refeição / lanche→ Após a dádiva.
- Justificação da ausência laboral→ Inclui o período de deslocação entre o trabalho e o local da dádiva e tempo necessário para a mesma.
- Isenção do pagamento de taxas moderadoras no SNS→ Pode beneficiar da isenção no Serviço Nacional de Saúde (SNS) se tiver efetuado: mais de 30 dádivas na vida;2 dádivas nos últimos 12 meses ou, pelo menos, 10 dádivas e estiver impedido para a dádiva de sangue por razões de ordem médica.
- Reconhecimento Público → A dedicação inerente à dádiva de sangue é digna de mérito, pelo que foram criadas várias medalhas e diplomas como forma de reconhecimento público aos dadores de sangue. A galardoaçãodepende do número de dádivas.
O meu tipo de sangue é necessário?
Sim! Todos os grupos de sangue são necessários, mesmo aqueles que são mais comuns.
É seguro?
A dádiva de sangue é um processo seguro, quase indolor e sem contraindicações para um adulto saudável.A maioria dos dadores concorda que não é um procedimento mais doloroso que uma colheita de sangue para análises.
Quero doar! E agora?
Deve dirigir-se a uma sessão de colheita ou serviço de colheita de sangue. Poderá consultar estes locais em www.dador.pt. Todo o percurso da dádiva, iniciando-se na inscrição, passando pela triagem clínica, colheita e terminando na refeição, demora em média cerca de 30 minutos.
Mais informações:
https://www.sns24.gov.pt/tema/dadiva-e-transplante/doacao/doacao-de-sangue/
Fonte: Dr.ª Sara Calmeiro Pinto (USF Andreas, Mafra)
Adicionar comentário