O artesão de Mafra Mestre Firmino Adão Canhoto está nomeado para a fase final do concurso, entre 4 finalistas, para o “Prémio Nacional do Artesanato 2019 – Grande Prémio Carreira”, promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Este prémio tem por objetivo incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, distinguindo artesãos que se destaquem pelas competências técnicas e profissionais e pela excelência dos resultados alcançados. É neste contexto que o artesão Firmino Adão Canhoto foi nomeado na categoria “Grande Prémio Carreira”.
Firmino Adão Canhoto, conhecido pelo Mestre dos Segredos, é um marceneiro artístico, com o seu Atelier (Móveis d’Arte Canhoto) sediado no Livramento, concelho de Mafra. Com mais de 60 anos de experiência o Mestre e filhos, ligaram a arte de embutir a madeira a um cunho que os distingue.
O artesão Firmino Adão Canhoto desenvolve a sua actividade nas áreas das réplicas de mobiliário histórico português dos Séculos XV-XVIII, assim como na criação artesanal de peças originais, maioritariamente em séries limitadas, numeradas e assinadas.
Ultrapassada a primeira fase de avaliação das candidaturas pelo júri do concurso, a votação passou para o público (que contará como voto de dois elementos do júri) e decorre online até às 18h do dia 13 de Dezembro. Pode votar através do
Link https://www.iefp.pt/promocao-das-artes-e-oficios no separador “PNA 2019 – Votação”. https://formularios.iefp.pt/index.php/136697?lang=pt
Concluída a fase da votação via Internet, o júri do concurso procede à eleição da candidatura vencedora em cada uma das categorias. O resultado final e a correspondente entrega dos prémios, será conhecido em cerimónia pública e solene cuja data e local serão oportunamente divulgados.
Adicionar comentário