O Centro Europeu de Música Portugal (CEM Portugal) foi ontem, dia 25 de Outubro, apresentado numa cerimónia realizada na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra.
Para o desenvolvimento deste projeto, foi celebrado um Memorando de Entendimento entre os Municípios de Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Lisboa, Mafra e Porto e o Centre Européen de Musique (CEM), numa aliança de territórios que se unem em torno da música. Nesta cerimónia, marcaram presença a Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e a Secretária Geral da Europa Nostra, Sneška Quaedvlieg-Mihailović.
Numa ótica de descentralização, o CEM Portugal é o primeiro polo do CEM, projeto artístico, cultural, pedagógico e científico europeu, inovador, com sede em Paris, que tem por objeto e missão a transdisciplinaridade em torno da Música, sublinhando o seu papel fulcral na construção duma identidade cultural europeia una e sustentável, em diálogo com o mundo. O CEM Portugal está a ser implementado com a colaboração da Terrafoundation, plataforma cultural portuguesa sediada em Lisboa e parceira do CEM desde 2021.
O CEM Portugal terá sede em Mafra, considerando a relação histórica entre a vila e a Música, a qual remonta à construção do Real Edifício de Mafra (Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada). Do aparato musical da Basílica, fazem parte dois carrilhões, que formam o maior conjunto sineiro do século XVIII, assim como o único conjunto de seis órgãos históricos concebidos para utilização simultânea. A futura instalação em Mafra do Museu Nacional de Mafra, do Polo de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e do Arquivo Nacional do Som permitem reforçar esta ligação.
Ainda que sediado em Mafra, a programação do CEM Portugal terá lugar em diversos territórios portugueses, sempre numa ótica de um trabalho direcionado para o contexto onde opera, a identidade e as necessidades locais.
A cerimónia realizada teve início com a mensagem de boas-vindas do Diretor do Palácio Nacional de Mafra, Sérgio Gorjão. Interveio o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, seguindo-se a apresentação do CEM Portugal pelo Presidente do CEM, Jorge Chaminé, e do Via Scarlatti, pela Vice-Presidente da Terra Heritage e diretora artística da Terrafoundation, Guta Moura Guedes. A primeira parte foi concluída com a intervenção da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.
Seguiu-se a performance “Passarola | Music Variations on the Past and the Future K.87”, por Pedro Emanuel Pereira, Rui Gato e Vítor Joaquim. Composta a partir da Sonata K.87 de Domenico Scarlatti, “a Passarola é o primeiro projeto de pesquisa e criação cultural que integra o Via Scarlatti, numa colaboração entre o CEM e a Terrafoundation. Simboliza o cruzamento matricial entre cultura e ciência, revela o poder da inovação e a relação dinâmica entre o passado, o presente e a definição do futuro”.
A cerimónia continuou com a assinatura do Memorando de Entendimento para apoio à instalação e ao desenvolvimento da atividade do CEM Portugal. Neste âmbito, usaram da palavra o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, Paulo Santos, o Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, e o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
Para encerrar a sessão, interveio a Secretária Geral da Europa Nostra, Sneška Quaedvlieg-Mihailović.
Texto: CMM
Adicionar comentário