Comemora-se hoje, dia 4 de Outubro, o Dia Mundial do Animal.
O objetivo deste dia é consciencializar a sociedade para o desaparecimento de espécies e apresentar soluções perante a má situação de muitos animais urbanos.
A escolha da data para a celebração do Dia Mundial dos Animais ocorreu em 1931, durante uma convenção de Ecologia que aconteceu na cidade de Florença, na Itália. Durante a convenção, escolheu-se uma data para pudesse promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
Porque se celebra a 4 de outubro o Dia do Animal?
Fixar o 4 de outubro como Dia Mundial dos Animais fui uma decisão estratégica com o objetivo de coincidir com a celebração da festividade cristã em honra a São Francisco de Assis, um dos grandes defensores da fauna, que em 1980 foi declarado pelo Papa João Paulo II como protetor dos animais.
Este santo nasceu em 1182 na povoação italiana de Assis e dedicou a sua vida ao serviço do próximo, fosse humano ou animal. Por isso, não é de admirar que se tenha tornado como referência a data em se comemora a sua obra como Dia dos Animais em prol da promulgação dos seus direitos.
A criação do 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais, atendeu a um pedido do escritor e ativista alemão Heinrich Zimmermann. Ele foi o idealizador da celebração, ocorrida em 1925, em Berlim, na Alemanha
A celebração da vida animal
Diferentes culturas à volta do mundo reconhecem a importância e a contribuição dos animais na vida no nosso planeta. Todos e cada um deles, nas suas diferentes formas, cumprem funções essenciais que afetam diretamente o ecossistema, como a de polinizar, decompor os resíduos ou simplesmente manter de forma sustentável o equilíbrio biológico.
Esta biodiversidade influi, para além disso, sobre a viabilidade de que exista vida na Terra dado que os animais têm um papel crucial nos fenómenos que garantem as condições adequadas para a vida.
Assim, qualquer alteração, por mínima que seja, compromete a supervivência da nossa própria espécie. Uma exploração excessiva dos recursos naturais ou a contaminação da terra, da água e do ar podem supor um desajuste de proporções catastróficas que resulte numa piora da qualidade de vida ou na extinção da mesma tal como a conhecemos.
Por tudo isto, com a celebração do Dia Mundial do Animal também se incentiva a consciencialização para conservar o habitat das diferentes espécies animais à volta do mundo, juntamente ao começo de programas de investigação que permitem conhecer mais e tratar melhor os animais com os quais convivemos e dos quais depende a nossa própria existência.
Como ajudar a preservar a vida animal?
A preocupação com a vida animal e a natureza atravessa os séculos. Assim, o Dia Mundial do Animal gera reflexões sobre a importância de dar continuidade a esse trabalho. Para isso, destacamos algumas ações simples e viáveis a seguir. Inclua pelo menos uma no seu dia a dia.
- Prefira adotar um animal em vez de comprá-lo;
- Ao fazer a adoção, tenha atitude responsável;
- Evite colaborar com setores que maltratem animais (ex: circos e espetáculos que incluam animais)
- Evite usar produtos testados em animais;
- Não use roupas feitas com pele ou pelos de animais;
- Seja voluntário em um órgão que se dedique a proteger animais ou o meio ambiente.
Adicionar comentário