Geral Religião

Papa Francisco nomeia Cardeal Tolentino de Mendonça como Enviado Especial a Mafra 

Vatican News

Desde 1946 que não era concedida a Portugal uma coroação pontifícia”, no passado sábado, dia 15 de Julho, o L´OsservatoreRomano, anunciou que Sua Santidade o Papa Francisco, nomeou o cardeal português e prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, D. José Tolentino de Mendonça, como Enviado Especial para a coroação canónica de carácter pontifício da imagem de Nossa Senhora da Soledade, que se venera na Real Basílica de Mafra, um dos templos marianos mais visitados em Portugal.

O Enviado Especial do Papa, Cardeal Tolentino de Mendonça, presidirá as vésperas solenes ao final da tarde do dia 16 de Setembro, onde será tocada música para os 6 órgãos da basílica, que não é tocada desde as Invasões Francesas. O prelado português presidirá a Santa Missa da coroação pontifícia, na manhã do dia 17 de Setembro, ambas as cerimónias incorporam dois momentos históricos. 

A coroa reproduz uma importante carga simbólica, foram incluídas nas cartelas representações das litanias de Nossa Senhora, que surgem representadas no exterior do zimbório da Basílica de Mafra, escolhidas por diversos grupos de jovens, a cartela central reproduz o anagrama de Jesus e Maria, que se encontra na janela principal da nave deste templo católico. O globo que remata a coroa em lápis-lazulli, foi oferecida por um fiel sírio, cristão arménio ortodoxo, residente em Alepo. Este elemento representa a Missão Evangelizadora de Portugal no Mundo e soporta a cruz que reproduz o modelo da coroa da Aclamação de D. João VI, atualmente exposta no Museu do Tesouro Real.

A este respeito, D. Ivo Scapolo, Núncio Apostólico, em homilia em Mafra destacou que, “Os objetos preciosos de ouro e de prata que muitas pessoas ofereceram para que fosse realizada uma maravilhosa coroa para a imagem de Nossa Senhora da Soledade constituem o símbolo de todos os talentos que podemos e devemos oferecer contribuindo concreta e eficazmente na realização da grande obra da salvação”.

Esta é a terceira imagem em Portugal a receber o privilégio de ser coroada em nome e com a autoridade do Sumo Pontífice, tendo sido as duas anteriores, Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, em 1904, e Nossa Senhora de Fátima, em 1946. Esta concessão trata-se do reconhecimento, por parte da Santa Sé, da devoção à Santíssima Virgem presente na veneranda imagem da Soledade da Basílica de Mafra, com o propósito de estender a todo o orbe católico, a importância deste título mariano e o seu culto. Por esta via fortalece-se a piedade cristã nas suas mais diversas expressões, tratando-se a Basílica de Mafra, parte integrante do sítio cultural designado Real Edíficiode Mafra, classificado como Património Mundial pela UNESCO.

A este respeito, Francisco Simões do Paço, Juiz da Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra comenta, Para Irmandade, esta concessão constitui um renovado incentivo no incremento do culto da Santíssima Virgem Maria, a quem a Basílica de Mafra foi dedicada em 1730”.

As cerimónias religiosas vão encerrar o programa do IV Fórum Pan-Europeu de Irmandades, que pela primeira vez se realiza em Portugal, e que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, Dicastério para a Evangelização, Conselho das Conferências Episcopais Europeias, e o apoio da Camara Municipal Mafra, Escola das Armas, e Palácio Nacional de Mafra. 

A este respeito, Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura, em discurso proferido em Mafra afirmou que, “Neste projeto foram envolvidos designers, pintores, ourives e outros artistas, que dão expressão concreta à continuidade entre as artes e os ofícios do passado e os atuais. O seu trabalho é testemunho de que o património não é apenas um conjunto de bens com significado histórico, mas que ele é gerador de novo património, que ele fornece um impulso criativo”.

Fonte: Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra (Press Release)