Geral Opinião

Arquiteto Siza Vieira, o escultor de grandes dimensões

Getty Images

O arquiteto Siza Vieira fez noventa anos, e inaugurou uma exposição na Cooperativa Árvore no Porto, denominada por “Quero ser Escultor”, a profissão que queria ter escolhido para se dedicar, mas que por imposição familiar acabou por se tornar arquiteto.

Aproveitando a política de habitação social delineada pelo Arquiteto Nuno Portas enquanto secretário de estado, no pós -25 de Abril, celebrizou-se no início da sua carreira, a construção desse tipo de habitação de custos controlados, chegando atualmente, essas “casas  de autor”, a atingir preços elevadíssimos nas transações, dado o prestígio que Siza entretanto adquiriu após ter ganhado um Pritzker da Arquitetura.

A sua escultura de linhas direitas, de cor predominantemente branca, despojada de adornos, impõe-se pela sua simplicidade, algo difícil de se almejar por ser extremamente difícil de conseguir em arquitetura.

Tem obras espalhadas por todo o mundo, autênticas esculturas habitáveis, o que em minha opinião, é uma das caraterísticas da sua obra artística de excelência, que faz dele um verdadeiro escultor de peças de grandes dimensões, conseguindo dessa forma concretizar o seu sonho e vocação inicial.

Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma

Tags

Acerca do autor

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva

Adicionar comentário

Clique para comentar