Desporto Geral

Ribeira D’Ilhas recebeu o Circuito de Surf do Centro

Khai Tanguay (ESC), Martinho de Barros (ESC), Constância Simões (ESC), Mário Leopoldo (PPSC), Maria Salgado (ASSC) e Afonso Pinto (ESC) foram os grandes vencedores da 2ª Etapa do Circuito de Surf do Centro, realizada este fim de semana de 1 e 2 de Abril, em Ribeira d’Ilhas.

Após o arranque em Peniche, no início de Março, esta etapa era aguardada com enorme expectativa, não só pela qualidade de ondas que habitualmente brinda os jovens surfistas da região centro, como também permite uma maior definição quanto aos títulos regionais e no apuramento para as finais do Circuito Nacional de Surf Esperanças.

Embora este ano as condições de ondas não tenham sido as mesmas de anos anteriores, marcaram presença 85 atletas, distribuídos pelas 6 categorias em prova, promovendo momentos de excelente surf e de convívio entre atletas, famílias e staff.

A nível competitivo, no sábado, devido à forte ondulação de ressaca que ainda se fazia sentir, sobretudo no “inside” de Ribeira d’Ilhas, embora se tivessem feitos diversos “calls” durante a tarde, foi tomada a opção de apenas serem realizadas as primeiras rondas das categorias Sub 16 e Sub 18, ficando as restantes categorias para o segundo dia. Com estas condições difíceis e imprevisíveis, destacaram-se o Martim Fortes, Afonso Pinto, Bruno Amado, Mário Leopoldo, Martinho de Barros ou Simão Prazeres.

Para domingo, para além de se aguardarem condições bastante mais favoráveis, estava prevista uma maratona de 27 heats. A prova iniciou-se pelas 8h20, com os Sub 18 Feminino, desenrolando-se até final dentro do previsto.

Nos Sub 12, com a final composta unicamente por atletas do Ericeira Surf Clube, o Khai Tanguay conquistou a sua primeira vitória neste circuito, com uma selectiva escolha de ondas, onde aplicou toda a sua qualidade. Em 2º lugar ficou o goofie Vasco Leitão, também ele um dos grandes destaques desta etapa, ficando o Nando Hanssen  em 3º e o Kai Lenderink em 4º.

Nos Sub 14, com a final também ela composta por atletas “da casa”, levou de vencida o Martinho de Barros, que no seu primeiro ano de Sub 14, está a ter um arranque bastante promissor para 2023. Seguiram-se em 2º o Tiago Hanssen, também ele no seu primeiro ano nesta categoria,  a poucas décimas, em 3º o Santiago Duarte e em 4º o Jarko Kreuzeder.

Nos Sub 16 Feminino, a Constância Simões que não conseguiu marcar presença na primeira etapa, nesta etapa teve de começar pelos trials, fazendo uma progressão heat a heat procurando fazer uma escolha selectiva de ondas, dominou esta categoria e a final desde o seu início, poupando forças para o embate que se previa com a Maria Salgado nos Sub 18. O 2º lugar ficou para a mais jovem atleta em competição, a Ana Mel, de Peniche, que onda a onda ia deliciando a sua legião de fans. Em 3º lugar ficou a também atleta de Peniche, Mariana Pereira e em 4º lugar, a mais nova dos irmãos Pinto, a Mafalda, também ela ainda bastante jovem.

Nos Sub 16, o Mário Leopoldo esteve insuperável e bastante consistente ao longo da prova, levando de vencida esta categoria, seguido de bem perto pelos muito talentosos Gustavo Viana, em 2º, Bruno Amado, em 3º e do Jarko Kreuzeder, em 4º.

Nos Sub 18 Feminino, com a presença da Maria Salgado e da Constância Simões adivinhava-se uma muito saudável disputa entre ambas. Levou de vencida a Maria, com a melhor onda de toda a competição (8,75) a marcar a diferença para a Constância, que entretanto se apresentara nesta final com fortes dores nas costas fruto de um forte embate nas quilhas da sua prancha, mas que ainda assim conseguiu fazer ondas bastante bem pontuadas. Em 3º lugar ficou a Ana Mel, que muitas “dores de cabeça” está já a dar às suas adversárias. O 4º lugar ficou para a jovem atleta de Santa Cruz, Eva Jorge.

Para finalizar a etapa, já com o final de tarde a fazer-se sentir, decorreu a final dos Sub 18. Memorável espetáculo de surf promovido pelos finalistas, onde naturalmente se destaca o Afonso Pinto, que assim repete a vitória da 1ª Etapa, fruto de duas ondas feitas de seguida, excelentemente trabalhadas, onde se evidenciou a potência do seu backside a cada subida ao lip. O Mário Leopoldo que já tinha vencido os Sub 16, esteve também a um nível altíssimo ficando em 2º lugar. Após ter dominado por completo os heats anteriores, fruto não só do seu surf cada vez mais espetacular, como também de uma exemplar escolha de ondas, desta vez o Martim Fortes ficou em 3º, não teve a sorte do seu lado, nunca conseguindo encontrar as ondas que idealizava e pudesse demonstrar todo o seu potencial. O último lugar do pódio ficou para o Salvador Costa, que embora tivesse uma das mais pontuadas ondas desta final, não conseguiu encontrar uma onda de backup que lhe permitisse alcançar um outro resultado.

No final, para além de publicamente ter sido referido a todos os presentes que a prova decorreu dentro das melhores práticas de ética e valores desportivos, foram distribuídos pelos 4 finalistas de cada categoria prémios da Billabong, Ericeira Surf & Skate, Semente e Native Açaí.

A organização agradece também ao Ribeira d’Ilhas Surf & Restaurant Bar as excelentes refeições servidas ao staff da prova e à Fonte Viva pela constante hidratação de todos os presentes.

CLASSIFICAÇÕES FINAIS

SUB 12

1º Khai Tanguay (9,50) – Ericeira SC

2º Vasco Leitão (7,05) – Ericeira SC

3º Nando Hanssen (6,40) – Ericeira SC

4º Kai Lenderink (6,35) – Ericeira SC

SUB 14

1º Martinho de Barros (10,30) – Ericeira SC

2º Tiago Hanssen (8,25) – Ericeira SC

3º Santiago Duarte (8,15) – Ericeira SC

4º Jarko Kreuzeder (6,35)– Ericeira SC

SUB 16 Feminino

1º Constância Simões (10,25) – Ericeira SC

2º Ana Mel (8,60) – PPSC

3º Mariana Pereira (7,00) – PPSC

4º Mafalda Pinto (2,20) – Ericeira SC

SUB 16

1º Mário Leopoldo (12,35)– PPSC

2º Gustavo Viana (9,65) – ASSC

3º Bruno Amado (9,40) – PPSC

4º Martinho de Barros (5,15) – Ericeira SC

SUB 18 Feminino

1º Maria Salgado (14,40) – ASSC

2º Constância Simões (10,65) – Ericeira SC

3º Ana Mel (6,55) – PPSC

4º Eva Jorge (3,30) – ASSC

SUB 18

1º Afonso Pinto (13,90) – Ericeira SC

2º Mário Leopoldo (11,70) – PPSC

3º Martim Fortes (9,30) – Ericeira SC

4º Salvador Costa (9,15) – Ericeira SC

Fotografias: Álvaro Fr / ESC

Próxima Etapa:

3ª Etapa – Santa Cruz – 20 e 21 de Maio

Página Oficial do circuitohttps://www.facebook.com/CircuitoSurfCentro

Agradecimentos a todas as entidades que nos apoiaram na promoção desta etapa – Billabong, Native Açaí, Boardculture, Ericeira Surf & Skate, Mica Surfboards, MAR Surfboards, Mothersurf, 58 Surf, Boardculture Store, Wavegliders,  Semente, Maika’i, Fonte Viva, FCS, Caixa de Crédito Agrícola de Mafra, Quinta da Boa Esperança, Ribeira d’Ilhas – Surf Restaurant & Bar. Câmara Municipal de Mafra, Junta de Freguesia da Ericeira, IPDJ, Federação Portuguesa de Surf, Ericeira World Surfing Reserve, World Surf Cities Network, e aos Media Partner Surftotal, Onfire, Beachcam, Azul Ericeira Mag, O Carrilhão, O Ericeira, Mafra TV e RCM.

Mais informações sobre esta prova poderão ser obtidas em:

https://www.facebook.com/ericeirasurfclube

https://www.facebook.com/groups/65752255743

https://www.facebook.com/FPSurf

Ou através do e-mail: ericeirasurfclube@gmail.com

Fonte: Ericeira Surf Clube (Press Release)