Por ocasião do centenário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, realizou-se uma cerimónia na escola secundária que tem o autor como patrono. A sessão contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como do Comissário para o Centenário de José Saramago, Carlos Reis.
À chegada à Escola Secundária José Saramago, o Presidente da República presidiu ao descerramento da placa comemorativa do 100.º aniversário, seguindo-se uma visita às exposições patentes no átrio da referida escola, onde a vida e obra do autor são objeto de destaque.
Na sessão realizada no auditório, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, homenageou o “escritor que contribuiu para levar o nome desta terra [Mafra] aos quatro cantos do mundo”, salientando a obra “Memorial do Convento”, uma vez que “mais que um relato da construção do monumento, este livro já faz parte da história dos mafrenses”.
Seguiu-se o programa “Leituras Centenárias”, dinamizado pela Fundação José Saramago para os estabelecimentos de ensino. A aluna Teresa Ferreiro e o Presidente da República leram excertos de “Memorial do Convento”. Esta iniciativa deu origem a um debate sobre as particularidades da escrita de Saramago, tendo Marcelo Rebelo de Sousa classificado o Prémio Nobel como “um militante de causas, na sua vida e na sua obra, cuja escrita revelava a forma como via o mundo – era um retrato das pessoas e da sociedade”.
No final da sessão, o Presidente do nosso país deixou um apelo aos alunos para a importância da leitura de um livro, já que as pessoas e o seu conhecimento são “o que distingue as sociedades avançadas”.
A Câmara Municipal de Mafra endereça os seus agradecimentos a toda a comunidade da Escola Secundária José Saramago pelo empenho na organização destas comemorações.
Fonte: CMM
Adicionar comentário