No dia 8 de novembro, é o dia das eleições do meio do mandato nos EUA, onde normalmente o partido que está no governo perde as eleições, pelo que se prevê que o Partido Republicano as vá ganhar.
Na Democracia, o voto do povo tem e deve ser sempre respeitado, e se os republicanos ganharem as eleições, como se prevê, o Presidente Biden terá muita dificuldade em governar.
Nada disso seria dramático se os republicanos não estivessem radicalizados com a sombra de Donald Trump a pairar sobre a América e sobre o partido, espreitando nova oportunidade para se candidatar à Presidência dos EUA, não obstante este tenha efetuado um golpe de estado, que abortou, após ter perdido as últimas eleições para a Casa Branca.
Preocupa-me que no século XXI, não se discutam ideologias, que os partidos, na generalidade e em todo o mundo, se tenham radicalizado, tratando os seus adversários como inimigos e não como opositores, e que a política se tenha tornado num conflito buçal e tribal, à semelhança das claques do futebol.
Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma
Adicionar comentário