Os chineses estão a entrar no mercado automóvel europeu de veículos elétricos, duma forma inteligente, fruto de uma estratégia, em minha opinião, muito bem pensada e muito bem estruturada, alicerçada numa economia planeada pelo estado totalitário, que usa a economia e os produtos que fabrica para o mercado externo como um elemento estratégico do seu Soft Power.
Ao contrário dos sul coreanos que entraram no mercado automóvel há alguns anos, com marcas própria, iniciando o seu fabrico com viaturas a combustão dos segmentos mais baixos e de fraca qualidade, que com o tempo foram paulatinamente melhorando, até adquirirem notoriedade e consequentemente, ganho cota de mercado, sendo que atualmente os atuais veículos elétricos, por eles fabricados, são considerados viaturas de referência, os chineses só agora entraram no mercado, tendo começado por estabelecer parcerias com o grupo VolksWagen e Volvo, entre outros e comprado grandes marcas europeias de prestígio como a MG nos carros e a Benelli nas motas, que estão a penetrar no mercado europeu nos segmentos mais altos, com viaturas muito bem acabadas e equipadas, ao nível “Premiun”, a preços muito competitivos, tendo já conseguido que os SUVs da MG estejam nalguns “top ten” nesse segmento em vários países europeus.
Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma
Adicionar comentário