Arte & Cultura Geral

10 anos de Rugas de Riso

O projeto RUGAS DE RISO trabalha no sentido de “provocar” alegria e bem-estar a idosos em lares e outras instituições de acolhimento utilizando como ferramenta Palhaços Profissionais, sempre sem infantilizar o idoso.

Um projeto da Associação MELECA, que comemorou no passado sábado a sua primeira década, assinalando a data com um evento no Hotel Vila Galé Ericeira.

Há 10 anos atrás uma dupla de palhaços entrou oficialmente num lar e, mesmo por certo com estranheza, deu àquele lugar uma nova perspectiva, através do olhar que guardamos desde a infância daquelas figuras de nariz vermelho.

De acordo com declarações da direção “O balanço que fazemos desses dez anos é muito positivo, criando equipas de qualidade, com uma gestão transparente e desenvolvendo do novas técnicas, que orgulhosamente levamos para outros países, fazendo de Portugal um país de referência no desenvolvimento social de palhaços profissionais para idosos.

Numa breve cerimónia que precedeu o lanche comemorativo, algumas figuras ligadas á direção e parcerias deste projeto, recordaram episódios, enalteceram a mais valia do projeto e apelaram á contribuição da sociedade.

Usaram da palavra Fernando Terra do Rugas de Riso, Rosana Antonio como Presidente da Associação MELECA, Marcos Ferreira enquanto Diretor do Vila Galé Ericeira, Ricardo Isidoro como Diretor do Grupo das Casas, Cátia Fernandes na função Diretora Técnica da Santa Casa da Misericórdia de Mafra e Ana Alves que é Fisioterapeuta da ASFE Saúde.

Durante o convívio que se seguiu, o DJ Tiago Tocha deu também o seu contributo criando o ambiente musical do evento.

Parabéns Rugas de Riso e que esta seja a primeira de muitas décadas de alegria dos nossos idosos , tantas vezes esquecidos e por vezes mal tratados.

Texto e Fotografias de Carlos Sousa/ KPhoto