Desporto Geral

2ª Etapa do BILLABONG ERICEIRA 2022, by NATIVE AÇAÍ

Decorreu no fim de semana de 17 e 18 de Setembro, na praia da Empa, a 2ª Etapa do BILLABONG ERICEIRA 2022, by NATIVE AÇAÍ, destinada às categorias Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18 Feminino e Sub 18.
Após uma primeira etapa com escassez de ondas, ficará certamente para a memória a qualidade de ondas que a Pedra Branca e o Backdoor proporcionaram aos mais de 120 jovens surfistas que marcaram presença na Praia da Empa.

No primeiro dia, logo no arranque da prova, com o offshore matinal e ondas com cerca de 1, 1/5 entraram na água os primeiros heats dos Sub 12 e Sub 14, aproveitando ao máximo as condições únicas desta mítica praia da Reserva Mundial de Surf da Ericeira. Resultante do elevado número de inscritos, a organização optou por colocar a prova em palanque duplo os Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18, deixando a categoria Feminina para o dia seguinte. As cttondições que a Pedra Branca e Backdoor proporcionaram garantiram sempre elevada qualidade de ondas e performances. Destacaram-se neste primeiro dia o Khai Tanguay, Afonso Pinto, Francisco Queimado, Martim Fortes, Simão Prazeres ou Tiago Hanssen.

Para o segundo dia, já com a presença dos Sub 18 Feminino, confirmaram-se as previsões, com o tamanho das ondas a baixar ligeiramente e ausência de vento. Estavam as condições alinhadas para um final de etapa memorável, em condições de gala para os jovens competidores.
Nos Sub 12, coube desta vez a vitória ao Francisco Santos, fruto de todo o seu talento e escolha de ondas, deixando o surpreendente vencedor da etapa anterior Francisco Anglani em 2º. Nas restantes posições do pódio ficam o Khai Tanguay e o Tiago Hanssen, respectivamente, no entanto também eles a apresentarem um alto nível de surf.
Nos Sub 14, o Francisco Costa superou a forte concorrência com toda a sua qualidade demonstrada ao longo de toda a competição. O 2º lugar ficou para o super competitivo Manel Pirujinho. Nas restantes posições ficaram o nosso “vizinho” de Santa Cruz, Gustavo Viana, em 3º e o Francisco Magalhães em 4º.
Nos Sub 16, desde o início da prova que se aguardava um forte embate entre os nomes sonantes presentes. Nesta etapa, já com a presença dos irmãos Fortes, após um muito intenso embate, o Afonso Pinto, que ficou em 2º na etapa anterior, levou de vencida os restantes oponentes na final, deixando o Miguel Lages em 2º, o Martim Fortes em 3º e o Manel Pirujinho em 4º.
Nos Sub 18 Feminino, com a final também a decorrer na Pedra Branca, fruto do muito trabalho e dedicação ao longo dos últimos anos, a vitória coube à goofy Matilde Pinto (irmã do Afonso Pinto), levar de vencida a categoria, deixando a curta distância a muito  promissora Ava Luna em 2º lugar. Os restantes lugares do pódio ficaram para a Eva Jorge e Margarida Viera, em 3º e 4º, respectivamente.

A finalizar a longa e intensa etapa, a final dos Sub 18 teve a presença dos mais conceituados atletas em prova nesta categoria. Com a Pedra Branca a debitar sets consecutivamente, desde cedo se percebeu que somente quando terminassem os 30 minutos da final, se encontraria o vencedor desta categoria. E assim foi!!! Com a sua última onda a valer 9 pontos, o Afonso Pinto levou também de vencida esta categoria. Em 2 lugar ficou o Francisco Queimado que apresentou um surf de alta qualidade ao longo de toda a prova. O Martim Fortes surfou também a um nível altíssimo e por pouco que também não levou de vencida a etapa. Em 4º lugar, quedou-se o Tiago Faria, que tentava manobras muito arrojadas nas direitas que a Pedra Branca também ia proporcionando, mas sem o sucesso desejado.
Para finalizar, com um final de tarde deslumbrante, decorreu a habitual cerimónia de entrega de prémios, onde foram distribuídos prémios da Billabong, Native Açaí, Semente e Boardculture Store.

A próxima etapa está prevista decorrer em Novembro.

CLASSIFICAÇÕES FINAIS

SUB 12

1º Francisco Santos
2º Francisco Anglani
3º Khai Tanguay
4º Tiago Hanssen

SUB 14

1º Francisco Costa
2º Manel Pirujinho
3º Gustavo Viana
4º Francisco Magalhães

SUB 16

1º Afonso Pinto
2º Miguel Lages
3º Martim Fortes
4º Manuel Pirujinho

SUB 18 Feminino

1º Matilde Pinto
2º Eva Luna
3º Eva Jorge
4º Margarida Vieira

SUB 18

1º Afonso Pinto
2º Francisco Queimado
3º Martim Fortes
4º Tiago Faria