Se é da Ericeira ou frequentador da vila de certeza que já fez ou já lhe fizeram esta pergunta. É dos assuntos mais discutidos no Largo das Ribas, tanto por locais como por visitantes. As máquinas na praia movem a areia de um lado para outro, enquanto 2 dragas trabalham no mar e vão descarregar junto às furnas e praia do Sul. Do cimo das ribas discutem-se várias teorias…
Mas afinal que obra estão ali a fazer?
Segundo a Direção-Geral de Recursos Naturais (DGRM), a empreitada inclui, em complemento à dragagem da bacia, a dragagem da rampa varadouro e a regularização da praia dos Pescadores, com a seguinte descrição:
– Dragagem da bacia portuária às cotas -3,0 m, -2,0 m, -1,0 m (ZH), +5,0 m (ZH), destinando-se ao melhoramento das condições de navegabilidade e acessibilidade àquele porto;
– Regularização da parte emersa da praia, repondo a sua dimensão e cotas existentes anteriores à ampliação do quebra-mar em toda a frente da retenção marginal, entre a praia dos pescadores e a rampa varadouro;
– O volume total previsto de sedimento a dragar é de cerca de 260.000m3.
Na infografia, apresentam-se as bacias de dragagem e respetivas cotas a atingir. Os trabalhos incluem o transporte e imersão dos sedimentos dragados, enquadrados na sua totalidade na classe 1, ou seja, de muito boa qualidade, por forma a alimentar a deriva litoral e combater a erosão costeira.
Segundo uma publicação da DGRM nas redes sociais, “A dragagem do Porto da Ericeira está a decorrer a bom ritmo, com intervenções no mar e em terra.”
Mantendo-se o bom estado do mar, para que os trabalhos decorram em segurança, a intervenção deverá estar concluída durante o mês de junho.
Adicionar comentário