O Município de Mafra aceitou o desafio lançado pela Agenda 2030, comprometendo-se a implementar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembleia-Geral das Nações Unidas.
No sentido de alavancar ainda mais esta dinâmica, procurando estabelecer uma cooperação direta com a ONU, mais precisamente com o Programa das Nações Unidas para os Povoamentos Humanos (ONU-Habitat), a Câmara Municipal de Mafra promoveu, por ocasião do Dia do Município, a assinatura de uma Carta de Compromisso, subscrita pelo Presidente da Câmara Municipal e por Douglas Ragan, Gestor de Programas, Unidade de Direitos Humanos e Inclusão Social Infantil e Juvenil.
Neste sentido, Mafra adota os ODS como um roteiro a seguir. Este roteiro representa um novo paradigma de desenvolvimento, que implica a utilização simultânea e indivisível das dimensões social, ambiental e económica.
Esta colaboração ajudará o Município de Mafra a acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio dos vários processos de coleta e análise de dados, planeando sua trajetória de desenvolvimento sustentável até 2030, bem como fortalecer as capacidades institucionais locais para cumprir os ODS e identificar e mobilizar intervenções de alto impacto que possam avançar no alcance dos ODS no Município de Mafra.
Paralelamente, o Município está já a elaborar uma estratégia local, designada como “MMS – Mafra Mais Sustentável”, adequando à sua realidade os 17 ODS e as respetivas 169 metas.
Pretende-se que a implementação seja efetuada, de forma estruturada, a partir da integração de projetos de sustentabilidade já existentes no Município de Mafra. São os exemplos da Rede CESOP-Local, da certificação como Biosphere Destination/ Destino Turístico Sustentável, da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas ou de diversas iniciativas desenvolvidas no âmbito da inteligência urbana (Smart Cities).
Adicionar comentário