Ambiente Desporto Geral

A Sustentabilidade no centro do debate no Ericeira WSR+10

Ciclo de conferências do evento comemorativo do 10o aniversário da Reserva Mundial de Surf encerra com temática transversal a todo o projeto.

O Ericeira WSR+10 vai encerrar o seu ciclo de conferências no dia 10 de Novembro (Quarta-feira) com uma Digital Talk dedicada à Sustentabilidade, conceito que constitui o denominador comum deste projeto.

A quinta e última conferência (dum ciclo de cinco, iniciado em Junho) do projeto promovido pelo Ericeira Surf Clube (ESC) para comemorar o 10o aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira – RMSE tem como título “Por uma Reserva Mundial de Surf da Ericeira + Sustentável”.

Esta conferência vai ter como principal foco as diferentes linhas de ação que caracterizam a sustentabilidade e as potencialidades do oceano e do surfing enquanto ferramentas de promoção da sustentabilidade ambiental, social e económica, sob a forma de operacionalização e concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Os seus objetivos passarão por consciencializar o público em geral, praticantes de desportos outdoor e o poder político sobre algumas das dimensões que envolvem o conceito da sustentabilidade, gerando debate sobre a respetiva aplicação na Reserva Mundial de Surf da Ericeira.

Esta iniciativa, que será realizada de manhã e à tarde, vai desenrolar-se em redor de quatro painéis, cada um dos quais com oradores de variadas áreas de estudo, desde o design à literacia do oceano, passando pela fotografia subaquática e a economia azul.
Os moderadores serão os jornalistas Miguel Pedreira e João Valente.

As portas da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, bem no centro da Ericeira, vão abrir-se pelas 9 horas e a conferência irá desenrolar-se até às 18:15. A iniciativa voltará a ser realizada num formato misto, entre o presencial e o digital, com transmissão pelo YouTube do ESC e pela plataforma online scoocs.co.

Destaque-se a intervenção inicial de Maria da Graça Carvalho, uma das eurodeputadas mais importantes e reputadas do Parlamento Europeu, com forte intervenção nas áreas da Inovação, do Digital e da Sustentabilidade. Esta embaixadora do projeto Ericeira WSR+10 apresentará o desafio da sustentabilidade numa perspetiva europeia, assim como a sua visão sobre os caminhos a percorrer numa lógica de eficiência coletiva para a resolução dos principais desafios ambientais que a nossa sociedade enfrenta e o contributo do desporto para este objetivo.

De seguida entrará em cena o painel inicial, composto por Raquel Gaspar, Miguel Blanco, Maria Cristina Antunes e Nuno Vasco Rodrigues, que debaterá “O Potencial da Literacia do Oceano”. Um Surf Break separará este painel do seguinte, que pensará a “Produção e Biodiversidade”, sendo composto por Álvaro Sardinha, Rita Sá, Joana Lia Ferreira, Bárbara Maurício e David Camocho.

A partir das 14:30 horas, já depois da pausa para almoço, haverá lugar a outros dois painéis de reflexão e debate, que serão antecedidos pela perspetiva da Associação dos Amigos da Baía dos Coxos sobre o início da RMSE, comunicada por Tiago Matos, representante da AABC, outra das entidades que integram o Conselho Restrito do Conselho Municipal da RMSE.

No terceiro painel estará em foco o tema “Surfing: educação, eventos e carga”, através dos seguintes especialistas: Ana Vaz, Ricardo Nogueira Mendes, João Fonseca Ribeiro e Rute Grilo Martins. A finalizar os painéis, Juanma Murua, Carlos Pereira da Silva, Joaquim Casado e António Abreu falarão sobre “A Reserva no presente a olhar o futuro”.

Após a conclusão destes quatro painéis, Pedro Bicudo (representante da SOS – Salvem o Surf, entidade que integra o Conselho Restrito do Conselho Municipal da RMSE) irá partilhar a perspetiva da SOS sobre o início da Reserva Mundial de Surf da Ericeira e o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, discursará sobre a mesma RMSE.

Seguidamente, caberá a Miguel Toscano – Diretor da área de Inovação e Redes Colaborativas do Ericeira Surf Clube – encerrar a sessão de trabalhos.

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou este programa com o objetivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar – na Ericeira trata-se duma faixa costeira de 13 quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respetivas paisagens e ecossistemas.

As entidades Guardiãs da RMSE são a Câmara Municipal de Mafra, o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e a SOS – Salvem o Surf.

O Ericeira WSR+10 é um evento promovido pelo Ericeira Surf Clube e financiado pela Comissão Europeia, contando com o apoio do Município de Mafra.

Todas as informações relevantes sobre o Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, no site oficial do evento (https://ericeirawsr10.com) e nas respetivas redes sociais.

O Ericeira WSR+10 conta com o apoio da Fonte Viva, Açai Native e Matadouro Beach Bar, bem como a divulgação dos seguintes Media Partners: Antena 1, Fuel TV, Visão, Beachcam, SurfTotal, Vert, SurfZine, Mafra TV, Rádio do Concelho de Mafra, O Carrihão, AZUL – Ericeira Mag e O Ericeira.