Este escaravelho de tons escuros, mede entre 3 e 4,5 cm de comprimento e possui umas mandíbulas em forma de pinça que o distinguem de outras espécies. O Lucanus barbarossa (vaca-ruiva) só pode ser avistado, na sua fase adulta, de Julho a Setembro.
As vacas-ruivas podem encontrar-se apenas na Península Ibérica, sul de França e norte de África.
Em Portugal, a distribuição conhecida atual da espécie vai de Bragança até à Península de Setúbal, sendo a região centro onde parece ser mais abundante. Esta espécie encontra-se associada a zonas de carvalho-cerquinho, carvalho-negral e azinheira.
Desde 2016 foram já ultrapassadas as 300 observações desta espécie tão desconhecida, muito poucas em comparação com as restantes espécies da família. Só no ano de 2020, foram observados quase 200 indivíduos, ano em que pela primeira vez o projeto contou com embaixadores locais dedicados a sensibilizar os cidadãos e a incentivar o mapeamento em regiões onde a vaca-ruiva ocorre.
No Concelho de Mafra foram efetuados até à data, 2 registos de avistamentos da espécie.
Como pode ajudar?
Pode fazer a diferença neste projeto, bastando para isso tirar uma fotografia ao escaravelho e fazer o registo na plataforma “BioDiversity4All”. Cada registo contribui para aumentar o conhecimento relativo a esta espécie pouco conhecida e compreender o seu estado de conservação.
Até ao final de Setembro junte-se aos embaixadores locais do projeto VACALOURA.pt, conheça mais sobre estas espécies e ajude a mapear estes escaravelhos na sua região.
Siga o projeto no facebook ou instagram e acompanhe as descobertas sobre estes fantásticos insetos.
O projecto VACALOURA.pt
O projeto VACALOURA.pt existe desde 2016 e tem incentivado a participação cívica para saber mais sobre os escaravelhos da família Lucanidae, como o vaca-ruiva e a vaca-loura. Este é coordenado pela Associação Bioliving, em parceria com a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Sociedade Portuguesa de Entomologia e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A vaca-loura (Lucanus cervus) é a espécie bandeira do projeto e é também o maior escaravelho que se pode observar em Portugal, sendo uma espécie legalmente protegida. Tanto a vaca-loura como a vaca-ruiva são organismos decompositores de madeira morta e têm, por isso, um papel fundamental na Natureza, pois fazem a
reciclagem dos nutrientes do solo, promovendo a regeneração sustentável da floresta.
Fonte: Projeto VACALOURA.pt
Adicionar comentário