O Portuguese Surf Film Festival (PSFF) está de regresso no dia 23 de Julho, para a sua 10.ª edição, com a exibição de 32 filmes e um novo local.
Este ano, de forma a respeitar as medidas de segurança e restrições devido à pandemia da Covid-19, o evento realiza-se junto ao mar e no coração da Ericeira: o Parque de Santa Marta será o palco central, com um sistema de led-wall e a promessa de um evento inesquecível.
Com o apoio da Câmara Municipal de Mafra, o PSFF traz o melhor cinema de surf atual para a única Reserva Mundial de Surf existente na Europa, que celebra também, este ano, o 10.° aniversário da sua consagração, em 2011, pela Save the Waves Coallition. Já foram anunciados os 32 filmes selecionados para serem exibidos numa edição que será verdadeiramente histórica.
São 10 dias de evento – do dia 23 de Julho ao dia 1 de Agosto – e o programa completo da iniciativa já está disponível no site oficial: https://surffilm.squarespace.com/program-2021
Todos os dias, as portas abrem-se às 19:00 e a sessão de cinema inicia-se às 20:00, no Parque de Santa Marta. Excecionalmente, no primeiro dia, a Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva receberá, pelas 14:00, a Surf Art Exhibition Opening e, pelas 18:30, a música do Projecto Bug. Neste dia inaugural, pelas 19:00, no Parque, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra abrirá a sessão das três primeiras narrativas vibrantes de coragem, determinação e emoção, tendo já pronunciado algumas palavras: “Celebrar 10 anos da Reserva Mundial de Surf da Ericeira na 10.ª edição do PSFF é prestar um duplo tributo: ao património natural único que são as nossas ondas, apelando à sua preservação; e à arte cinematográfica, fazendo desta um veículo privilegiado de divulgação da mensagem ambiental. Nesta oportunidade, felicito a organização, não só pela longevidade alcançada por este festival, mas sobretudo pela capacidade de introduzir novos argumentos de interesse, posicionando-o como uma referência às escalas nacional e internacional”.
Este ano, o Festival apresenta sete estreias mundiais e duas estreias europeias, sendo escolhidos os vencedores nas seguintes oito categorias: “Film of the Year”, “Best Short”, “Best Sustainability”, “Best Cinematography”, “Best Editing”, “Women in Surf Films”, “Audience Award”, “Impactful Story” e “Ericeira Best”.
Os bilhetes já se encontram à venda, disponíveis também através do site do evento: https://surffilm.squarespace.com/, com um custo de 5 euros, que inclui a oferta de uma máscara certificada, à entrada do festival.
Adicionar comentário