Opinião

A detenção de Joe Berardo

Joe Berardo foi detido. Não fiquei surpreendido, pois o cerco vai-se apertando à volta do assalto ao BCP, o Banco Comercial à altura presidido por Jardim Gonçalves.

A Caixa Geral de Depósitos, CGD, emprestou dinheiro a Joe Berardo para ele comprar ações do BCP, e assim ficar detentor duma posição maioritária na Assembleia Geral, para assim afastar Jardim Gonçalves, um banqueiro Madeirense, como ele, que Berardo queria derrubar a todo o custo.

A CGD terá emprestado o dinheiro sem quaisquer garantias, facto que só poderia acontecer com o beneplácito, e quiçá com o conluio da administração do Banco Público e do Governo da altura.

Após o assalto ao BCP, Jardim Gonçalves foi afastado e foi nomeada uma nova administração do Banco, para onde transitaram o antigo CEO da CGD, Carlos Santos Ferreira e o administrador Fernando Vara, o primeiro agora também a ser investigado pela PJ, e foram nomeados novos administradores, alguns dos quais atualmente à frente dos destinos do Banco Público, após terem passado pelo Novo Banco.

Tudo isto é estranho, pois com o assalto ao BCP, o valor das ações do mesmo caiu a pique e, Berardo perdeu todo o dinheiro que lhe emprestaram sem garantias.

Berardo foi vítima dum ardil ou é culpado?

Não sei mas toda esta operação financeira foi muito estranha.

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva

Acerca do autor

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva

Adicionar comentário

Clique para comentar