Conferência dedicada à Economia do Surf no evento comemorativo do 10º aniversário da Reserva Mundial foi marcada pelas questões ambientais.
O título da segunda conferência do Ericeira WSR+10 era “Surfonomics”, mas acabou por ser a sustentabilidade a “falar mais alto” e a tornar-se o tema dominante desta Digital Talk do Ericeira WSR+10, realizada novamente na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva.
O maior destaque da tarde terá que ir para o discurso altamente inspirador de Álvaro Sardinha. Durante a sua apresentação, o fundador e CEO da ECONOMIAAZUL procurou trazer ideias e soluções para as oportunidades e os desafios colocados perante a Reserva Mundial de Surf da Ericeira – RMSE, definindo o conceito de Economia Azul enquanto Economia do Mar sustentável (em termos ambientais, sociais e económicos) para um oceano saudável – demonstrando que, ao contrário do que aprendemos na escola, existe apenas um oceano que nos liga a todos.
A sessão, iniciada pouco depois das 14 horas e terminada já passava das 19:00, foi aberta por Hugo Moreira Luís, Vereador da Câmara Municipal de Mafra, após o que Miguel Toscano (Diretor da Área de Inovação e Redes Colaborativas do Ericeira Surf Clube – ESC) apresentou o Modelo Holístico da entidade promotora do evento comemorativo do 10º aniversário da RMSE.
Seguidamente, Patrícia Araújo (Diretora de Marketing e Vendas da BIOSPHERE Portugal) participou remotamente, através de vídeo chamada, focando-se sobretudo no Plano de Sustentabilidade da RMSE, em fase final de desenvolvimento. Sandra Silva, Diretora de Serviços de Programação da Direcção-Geral de Política do Mar, encerrou esta fase da conferência com a apresentação “Como potenciar a criação de Valor através do Programa Crescimento Azul do EEAGRANTS?”.
Após um Surf Break, decorreram duas mesas redondas, moderadas por João Valente (JV Contents & Media e Diretor da Surf Portugal): na primeira, Pedro Soeiro Dias (Diretor de Marketing da Despomar), Nuno Príncipe (Diretor de Marketing da Semente Surfboards), José Gregório (Country Manager Boardriders) e Ricardo Raposo (CEO Liberty Walk) conversaram sobre o contributo transformador das marcas para o desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade presente em cada uma destas marcas e os desafios da produção e do consumo, bem como o impacto da RMSE nos últimos anos, com superação da capacidade de carga da Ericeira e das suas ondas, foram alguns dos tópicos que geraram interação com outros participantes na Digital Talk.
No segundo heat debateu-se “Como criar mais Valor Sustentável na Fileira do Surf Local? A visão dos Operadores Locais”, com Eunice Paulo (Diretora Geral da Tour One Agência de Viagens), Daniel Fonseca (Diretor de Obra da Woodhouses) e José Farinha, CEO dos Chill Hill Hostels, sendo que Alexandre Grilo (CEO da Lapoint Portugal) acabou por não conseguir estar presente até ao momento de realização desta mesa redonda.
A Digital Talk “Surfonomics”, que elevou a fasquia do Ericeira WSR+10, foi encerrada com uma novidade de peso: a eurodeputada portuguesa Maria Graça Carvalho (Relatora do Programa Horizonte 2020 e personalidade fulcral nas áreas da inovação, sustentabilidade e economia do mar) aceitou ser embaixadora do projeto Ericeira WSR+10.
Após esta conferência, estão previstas mais três no âmbito do EWSR+10:
- “A RMSE & o Turismo”, a 28 de Julho;
- “A RMSE & o Desporto e a Atividade Física”, a 23 de Setembro;
- “A RMSE & a Sustentabilidade” no dia 8 de Novembro.
Este projeto liderado pelo ESC e financiado pelo programa Erasmus+Sport da Comissão Europeia, terá alguns dos seus momentos mais marcantes na semana de 14 de Outubro de 2021, data da consagração da Ericeira como Reserva Mundial de Surf, com um evento que contará com a presença de 11 comitivas de parceiros europeus.
A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou este programa com o objetivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar – na Ericeira trata-se duma faixa costeira de 13 quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respetivas paisagens e ecossistemas.
As entidades Guardiãs da RMSE são a Câmara Municipal de Mafra, o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e a SOS – Salvem o Surf.
O Ericeira WSR+10 é um evento promovido pelo Ericeira Surf Clube e financiado pela Comissão Europeia, contando com o apoio do Município de Mafra.
Todas as informações relevantes sobre o Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, no site oficial do evento (https://ericeirawsr10.com) e nas respetivas redes sociais.
O Ericeira WSR+10 conta com os seguintes Media Partners: Antena 1, Fuel TV, Visão, Beachcam, SurfTotal, Vert, SurfZine, Mafra TV, Rádio do Concelho de Mafra, AZUL – Ericeira Mag e O Ericeira.
Fonte: Ericeira Surf Clube
Adicionar comentário