A sede do Agrupamento de Escolas da Ericeira fortaleceu recentemente a sua relação com a Filarmónica Cultural, desta feita, rentabilizando as competências dos alunos do 9o ano no âmbito das artes visuais em benefício das musicais.
A iniciativa partiu da Direção da Filarmónica, que reuniu em outubro com os professores de Educação Visual que estão a lecionar o 9o ano e facultou, entretanto, as imagens dos logotipos utilizados desde a sua formação, em 1949, para os dar a conhecer junto dos alunos e motivar a conceção de propostas de renovação do logotipo da instituição local que tem proporcionado uma formação musical marcante na vida de muitos jovens.
Nesta fase preparatória para o lançamento do novo conteúdo, pretendeu-se desenvolver o sentido de identidade, tendo como objetivo o rebranding da simbologia. Para tal, o Presidente da instituição, João Ganhoteiro Silva, ex-aluno do Agrupamento de Escolas, partilhou o logo mais antigo, o seguinte, que funcionou desde cerca de 1987 até 2015, o atual, que está a ser utilizado desde 2015, a marca comemorativa dos 170 anos da Banda Filarmónica da Ericeira, utilizada durante o ano de 2019 em publicações específicas, e o logo da Academia de Música da Ericeira. Os interessados no projeto tiveram, assim, a oportunidade de ficar com a noção de uma cronologia.
Segundo a professora Patrícia Jorge, Delegada de Educação Visual, concluíram o trabalho 135 alunos do 9º ano, sendo selecionados doze para apreciação dos responsáveis da Filarmónica. Os docentes foram unânimes considerando uma “mais-valia para a EBS da Ericeira aplicar os conteúdos de EV (Comunicação Visual) a um caso prático, motivador para professores, interessante para os alunos, embora indiferente para uma percentagem destes maior ou menor,
dependendo da turma, que não se revê nas tarefas escolares como preparatórias para os desafios do mundo real.”
“A maioria dos alunos aderiu de forma satisfatória, demonstrando interesse na exploração de uma nova ideia para a identidade visual da F.C.E.” Mais informou a professora responsável que “Apesar de todos os esforços por parte dos docentes para a promoção desta atividade com ligação a uma entidade exterior, certo é que o facto de entrarmos em confinamento não ajudou no apoio individualizado e no acompanhamento sistemático da evolução do trabalho. Mesmo assim, há propostas bastante interessantes, pelo que enviei uma pequena seleção que contempla todas as turmas.”
E acrescentou que “Sendo a primeira vez que é solicitada a colaboração da escola neste sentido, é importante que os alunos sintam que será visível para a comunidade o seu contributo. Há a intenção de promover uma pequena exposição na escola aquando do nosso regresso para que a comunidade escolar tenha conhecimento desta parceria, a divulgação da parte da Filarmónica também será igualmente proveitosa.”
O Grupo Disciplinar e o Agrupamento agradecem “a oportunidade e a confiança”, aguardando, com expectativa positiva, pela decisão final quanto ao trabalho distinguido.
Trabalhos dos alunos:
Cronologia dos Logotipos:
Adicionar comentário