Geral Música

7.ª edição do Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa”

De 3 a 24 de junho, artistas de referência e outros talentos emergentes serão os protagonistas de seis concertos de elevada qualidade.

Este é o mote para a 7.ª edição do Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa”, o evento que presta homenagem ao ilustre mafrense, pianista, compositor e prestigiada figura da musicologia portuguesa que foi Filipe de Sousa. Todos os espetáculos têm início às 21h30.

No concerto de abertura – que se realiza no dia 3 de junho, no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra –, o público será brindado com um “In Memoriam Michel Corboz”, onde o pianista Adriano Jordão e o acordeonista João Barradas, acompanhados dos músicos do Quinteto de Mafra (José Pereira, António Figueiredo, Joana Cipriano, Irene Lima e Adriano Aguiar), irão interpretar o Prelúdio Religioso da obra “Petite Messe”, bem como algumas das mais conhecidas composições de Bach e Astor Piazzolla. Neste espetáculo, a pianista Luísa Tender irá executar uma obra para piano de Schumann.

Os restantes espetáculos realizam-se em Mafra, no Jardim do Cerco (dia 10) e no Torreão Sul do Real Edifício (dia 17), e na Ericeira, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva (dias 11 e 18).

O concerto de dia 10, no Jardim do Cerco, será dedicado à “Nova Geração”. O pianista Vasco Dantas e o trompetista João Moreira serão acompanhados da Orquestra do Festival de Música de Mafra, sob orientação da maestrina Rita Castro-Blanco, numa apresentação do brilhante concerto para piano, trompete e orquestra de Dmitri Schostakovich.

No dia 11, o festival viaja até à Ericeira com um espetáculo surpreendente, protagonizado pelo pianista Mário Laginha e o guitarrista Miguel Amaral.

A francesa Véronique Guillo e a marroquina Ghizlane Hamadi trazem as obras do compositor Nabil Benabdejali, bem como a famosa Valsa de Ravel, de volta ao Torreão Sul do Real Edifício de Mafra, no dia 17.

Concerto para Famílias” é o último espetáculo marcado para a vila da Ericeira, no dia 18, com interpretações da pianista turca Rüya Taner e do saxofonista Kursat Basar, numa experiência musical de obras de música de filmes e do folclore turco.

A Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra irá ser o palco do concerto de encerramento, no dia 24 de junho, em homenagem aos “castrati” Farinelli e Caffarelli, duas figuras de referência. O espetáculo será apresentado pelo Duo Off Barock, composto pelo contratenor Luan Góes e o pianista João Elias Soares. Estes prestigiados músicos irão interpretar, também, obras do compositor russo Sergei Rachmaninoff, num recital que assinala os 150 anos do seu nascimento.

O Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa” é organizado pela Câmara Municipal de Mafra e pela Fundação Jorge Álvares, com a produção executiva da produtora Décima Colina e direção artística de Adriano Jordão, com o apoio do Palácio Nacional de Mafra.

Os bilhetes estão disponíveis nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira, em www.ticketline.pt, ou no local de realização do espetáculo, uma hora antes do início do mesmo.

Preço dos bilhetes:

  • Munícipes e menores de 23 anos: 3€
  • Público em geral: 5€

O espetáculo a realizar no Jardim do Cerco, em Mafra, no dia 10 de junho, tem entrada livre.

O último concerto do Festival, no dia 24 de junho, tem entrada gratuita, mediante levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira.

Para mais informações, consulte o programa: https://www.cm-mafra.pt/cmmafra/uploads/writer_file/document/6056/cartaz_vii_fm_filipe_de_sousa_af.pdf