Apesar de ser uma ocasião especial, a Páscoa não tem de ser sinónimo de excessos. Conheça algumas estratégias para celebrar esta data de uma forma mais consciente e saudável.
Embora a Páscoa seja uma ocasião que acaba, de alguma forma, por incentivar o consumo desnecessário, cometendo-se alguns excessos, nomeadamente, a nível alimentar e ambiental, há pequenas medidas que pode implementar para festejar este feriado de uma forma mais consciente. Saiba tudo!
Na hora da refeição…
- Para as entradas e aperitivos evite os fritos e os salgados, prefira snacks no forno, espetadas de queijo fresco e tomate cherry, palitos de cenoura e outras opções mais saudáveis;
- Inicie a refeição com um bom prato de sopa de hortícolas e sem batata. A sopa para além de disponibilizar uma quantidade significativa de vitaminas e minerais, estimula a saciedade e possui baixo teor em calorias.
- Evite os refrigerantes.Opte pela água como bebida de eleição. Pode usar cascas para a aromatizar.
- A escolha dos alimentos é importante, mas os métodos de confeção adotados também vão ditar quão saudável é o prato. Há algumas estratégias que o podem ajudar a preparar assados mais saudáveis, como retirar a gordura visível do alimento, assá-lo lentamente e com uma temperatura branda para ficar mais tenro e, no fim, rejeitar o molho que fica no fundo do tabuleiro, que tem um elevado teor de gordura (a do azeite adicionado e aquele que é libertado pelo alimento durante a confeção).
- Preferencialmente, deve deixar os doces para o final da refeição, depois do prato de fruta. É também importante que evite a ingestão de doces no intervalo das refeições, como ir comendo amêndoas de Páscoa fora das refeições, prevenindo assim subidas acentuadas e súbitas de açúcar no sangue.
- As amêndoas são um alimento muito consumido nesta altura, seja por si só ou cobertas com chocolate. Opte por amêndoas de produção nacional e/ou a granel e com maior percentagem de cacau. O chocolate negro, com maior percentagem de cacau apresenta vários benefícios para a saúde, dado o seu teor em antioxidantes e minerais como o potássio, fósforo, ferro, zinco, magnésio.
Menos desperdicio
- Pense na quantidade de comida que será realmente consumida, evitando confecionar grandes excessos e evitando consequentemente que haja muito desperdício. Devemos considerar que à partida haverá um consumo de uma maior variedade de alimentos do que o habitual.
- Não se esqueça de reaproveitar posteriormente as sobras que possivelmente surgirão em maior ou menor quantidade, começando por acondicioná-las corretamente, evitando que se estraguem.
- Evita os chocolates e bolos de embalagem especialmente individuais, optando por alternativas como a granel ou fazer em casa.
- Muitas vezes a escolha de determinados ovos de Páscoa ocorre única e exclusivamente pelo “brinde” – principalmente entre as crianças. Reflita se o que você está a pagar vale mesmo o preço ou onde os “acessórios surpresa” foram produzidos. Por quem? Em que contexto? Evitar os produtos que estimulam apenas o consumo é dizer não à um modelo insustentável de economia.
Adicionar comentário